1808 - Laurentino Gomes

14/02/2014 22:59

Autor: Ed S.T.

O livro a ser avaliado desta vez é “1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil”, um livro de Laurentino Gomes. O livro retrata como imaginado, a época da transição da família real portuguesa para cá, para nosso pedacinho de terra, aclamado como Brasil, partindo-se desde os motivos desta vinda, até 1821, com a partida da real família portuguesa, que ocorreu com um país em pleno borbulho revolucionário.

Uma qualidade imprescindível da escrita de Laurentino se faz pelo fato de contar a história tão conhecida por nós, com detalhes cômicos, noções diferenciadas e pontos de vista normalmente não apresentados. Isso faz seus livros serem mais do que passagens da historia, é a forma vivenciada da mesma, não ficando privado ao simples passar de informações, como normalmente vemos. O livro 1808 e suas sequências fazem até quem não gostar de historia, sentir vontade e curiosidade de devora-los.

No livro em questão, situações inusitadas vividas pela real família são contas como forma de realmente mostrar como eram seus hábitos, apesar de absurdos muitas vezes. Como por exemplo, a descrição de D. João como um homem gordo e de pouca realeza no andar, mas com roupas de rei, que era mais um apavorado rato do que um especialista em comando.

Ao mesmo tempo em que se conta essa vinda, se é retratado fielmente todo o cenário encontrado no Brasil e em Portugal, além de serem comentados os aspectos que envolviam os acontecimentos da época, como por exemplo, a forma do tráfico negreiro, o enriquecimento de famílias da época e certo arquivista real que muito fez pela historia. Este é Luiz Joaquim dos Santos Marrocos, o arquivista real que veio junto da família portuguesa em meio a fuga de Portugal e retrata muito bem a cara do pais. Onde cresceu socialmente e constituiu família, Marrocos foi de grande importância pela troca de cartas que efetuou com sua família, que ainda residia em Portugal. Um total de 186 cartas, a maioria citada no livro, ajudam  nos a melhor entender o momento vivido pelo Brasil e por Portugal.

É uma ótima dica de leitura para todas as idades, sem linguagem rebuscada ou necessidade de conhecimento prévio aprofundado. O livro de 306 páginas de pura historia do Brasil, conta ao todo com 365 páginas. Outro detalhe a se salientar é o livro em si, pois até sua capa é desenhada para atrair o leitor, além de bem qualifica-lo como objeto histórico.
Deleitem-se em boa leitura.

Conheçam mais sobre História do Brasil na crítica da continuação de 1808, o livro 1822, é só clicar na imagem!

Enquete

O que você está achando do site?

Ótimo (199)
Bom (22)
Regular (19)
Ruim (30)

Total de votos: 270