1822 - Laurentino Gomes

14/02/2014 23:07

Por Lucas Ildefonso

Com o mesmo objetivo do livro 1808 Laurentino Gomes entrega para nós brasileiros uma forma de aprender história sem ser chato. Como? Com um estilo de escrita que como ele próprio afirma, aprendeu de sua experiência com o jornalismo, priorizando as informações sem dar ao conteúdo uma visão simplista, realizando justamente o oposto, a diferença é a maneira de como ele escreve.

O tema do livro 1822 - Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil — um país que tinha tudo para dar errado é a independência do Brasil dos laços com Portugal. Para tanto, o autor se utiliza de uma extensa pesquisa bibliográfica na qual explora desde os acontecimentos que levaram a proclamação da Independência, passando pelos os desafios e personagens principais da empreitada culminando com uma visão do que reservava o futuro do país até próximo do período do terceiro livro 1889.

Durante a leitura do livro aprendemos diversos fatos espetaculares que passam despercebidos nas tradicionais aulas de história do Brasil e os quais ficam enterrados em livros e artigos acadêmicos de leitura densa. Indo além do que geralmente se sabe, e nos mostrando diversos outros ângulos do que foi o simples gesto memorável de levantar a espada e gritar: Independência ou morte! Havia mais peças no jogo, antes e depois do famoso grito do Ipiranga.

Com uma descrição concisa, enumerando os acontecimentos numa linha temporal e lógica não é trabalho fácil e mesmo assim, entretanto, Laurentino Gomes faz isso com maestria, quando é preciso volta muito no tempo e também quando o é sabe dar rápidas olhadas para o futuro. Tudo isso para dar ao Brasil a história que todo Brasileiro deveria conhecer. Houve batalhas conflitos armados e diversas outras dificuldades que poderiam fazer o país fracassar, como a ameaça de uma divisão territorial e o fato de o país estava falido, e mesmo assim acabou dando certo.

É olhando para essa história esquecida que os Brasileiros poderão aprender como nunca, quais os motivos, as decisões, os laços que unem o hoje e o ontem e no caso do livro 1822, quase dois séculos trás. É fascinante observar a maneira como um fato que aconteceu na Europa pode influência todo um país e até a nossa maneira de lidarmos com o nosso Brasil hoje. Um dos recursos utilizados é a ótima seleção de quadros e imagens que dão uma boa ideia do conteúdo lido.

Fortemente recomendado, o livro é um recurso mais que bem vindo para nos fazermos olhar para trás e darmos o valor que a história merece, aos locais, aos heróis e aos vilões que moldaram o país. O desejo que fica após ler 1822 é de ler 1889 já lançado pelo autor.

Ótima Leitura!

Enquete

O que você está achando do site?

Ótimo (199)
Bom (22)
Regular (19)
Ruim (30)

Total de votos: 270