A Queda - As Últimas Horas de Hitler

18/12/2013 21:59

Tudo bom caros leitores? Aqui quem vos escreve é Lucas Ildefonso.
A critica que farei é sobre o filme: "A Queda - As Últimas Horas de Hitler".

Inicialmente, ao se ler o titulo do filme, provavelmente não parecerá possível fazer um longa-metragem que seja marcado apenas pelas últimas horas antes da queda de Berlim, da Alemanha e do precedente Suicídio de seu Fürher. Em meu caso, terminei de assistir ao filme fortemente impressionado. A história consegue prender a atenção de quem o assisti, por mais que se saiba o final. Não importa quando a Alemanha irá finalmente cair, mas sim os detalhes e a complexidade dos últimos momentos de agonia dos habitantes de Berlim, entre eles seus generais e auxiliares, divididos entre acreditar cegamente em seu Fürher, delirante e confiante ou sucumbir a realidade devastadora da destruição perpetuada pelas artilharias russas, dramaticamente próximas de Berlim. O cenário, não poderia ser outro, os espaços claustrofóbicos e opressores dos abrigos antibombas espalhados pela cidade dão ao filme uma atmosfera pesada, os bunkers realísticos e os atores muito bem escolhidos, conseguiram passar as mais diversas impressões sobre o espírito naquele momento.
Mas devo dizer que apesar de o filme centrar-se também nas últimas horas da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, é como sugere o titulo, na figura do líder alemão que se apresenta de maneira mais elaborada do que a sua imagem nos livros de história possam inspirar. A medida que o filme se desenvolve passa a ser seu foco principal, e é na enigmática figura de Adolf Hitler o seu ponto chave. Interpretado com louvor pelo ator suíço Bruno Ganz, Hitler nos é apresentado sobre duas óticas, a do líder, inquestionável, confiante orientador e da pessoa que por trás da figura política, seu lado pessoal é bem explorado e a interpretação consegue figurar entre ambos de maneira coerente. Não há como não se envolver no enredo que apesar de longo foi bem estruturado. O filme é uma ótima opção tanto para os que se interessam e já estudam a Segunda Guerra Mundial, quanto para os que estão começando a entender a dinâmica de uma das maiores guerras da humanidade.

Sinopse: Traudl Junge (Alexandra Maria Lara) trabalhava como secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz) durante a 2ª Guerra Mundial. Ela narra os últimos dias do líder alemão, que estava confinado em um quarto de segurança máxima.

Enquete

O que você está achando do site?

Ótimo (199)
Bom (22)
Regular (19)
Ruim (30)

Total de votos: 270